Brasil Beverage Trends 2020

51 BrasilBeverageTrends2020 Capítulo 3 AS MACROTENDÊNCIAS DO SETOR Raul Amaral Rego Airton Vialta Luis Madi Claire I. G. L. Saranatópoulos Eliana Paula Ribeiro Ellen Lopes Fiorella B. H. Dantas Graham Wallis Igor Castro Lea Marisa de Oliveira Maria Isabel Berto Paula Fernanda J. Bócoli Thiago Urtado Karaski O estudo Brasil Beverage Trends 2020 tem como objetivo central a identificação das principais tendências que afetam o setor de bebidas não alcoólicas e suas implicações, em ter- mos da inovação tecnológica, envolvendo ingredientes, pro- cessos e embalagens no desenvolvimento de novos produtos. 3.1 A definição das macrotendências do setor de bebidas não alcoólicas Os estudos sobre tendências da Série 2020 do ITAL têm o propósito de consolidar e sistematizar as informações mais confiáveis e atualizadas sobre a realidade do consumo de ali- mentos e bebidas processados, de modo a oferecer uma visão completa e organizada das possibilidades de inovação para as indústrias do setor, especialmente para aquelas com pouco acesso a tais informações. São diversas as fontes de informações sobre as tendências e inovações no setor de ingredientes alimentícios, uma vez que este tem conquistado grande interesse por parte das em- presas inovadoras. O Brasil Beverage Trends 2020 foi elabo- rado a partir da análise de relatórios de pesquisa, publicações técnicas e científicas, coleta de informações em bases de da- dos especializadas, participação em eventos relacionados aos setores estudados, pesquisa em sites e portais especializados e consultas a profissionais de empresas e outras instituições da área de alimentos. O Quadro 3.1 relaciona exemplos das fontes de informações utilizadas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==