Brasil Beverage Trends 2020

294 visão de futuro BrasilBeverageTrends2020 9.1 Agenda estratégica para o desenvolvimento do setor de bebidas não alcoólicas O estudo Brasil Beverage Trends 2020 apresenta propos- tas para uma política de inovação para desenvolvimento do setor, concentradas em quatro grandes diretrizes: Foco na inovação em saúde, nutrição e sustentabilidade; Ampliação do investimento público e privado em PD&I; Aperfeiçoamento do sistema regulatório e autorregulamentação; Ampliação dos canais de comunicação com a sociedade (Figura 9.1). Plataforma de inovação em saúde, nutrição e sustentabilidade De modo geral, as bebidas não alcoólicas são produtos destinados a oferecer benefícios para a saúde e o bem-estar. Além da hidratação, as bebidas prontas para beber cum- prem outras funções primordiais para a alimentação e nu- trição, com destaque para o consumo de alimentos básicos, como frutas, vegetais, laticínios e cereais, que a população Figura 9.1 Proposta de diretrizes para a política de inovação para desenvolvimento no setor de bebidas não alcoólicas. brasileira necessita incrementar em sua dieta. Além disso, as bebidas RTD são veículos práticos para ampliar a inges- tão de proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e outros mine- rais, e ainda de probióticos, antioxidantes, ômega 3 e outros nutrientes. Além dos exemplos apresentados nos capítulos anteriores, a Figura 9.2 relaciona diversos tipos de produtos que ilustram o fato de que as bebidas não alcoólicas contri- buem diretamente para a melhora da saúde e o bem-estar da população. A plataforma de inovação em saúde e bem-estar repre- senta a fonte de grande parte dos novos produtos lançados em todo o mundo, com demanda crescente dos consumi- dores no Brasil. O interesse dos consumidores por frutas exóticas, chás, ervas e especiarias abre oportunidades para o aproveitamento da biodiversidade brasileira no desenvolvi- mento de novas bebidas, inclusive com o favorecimento da produção familiar por meio de cooperativas e sistemas de comércio justo e solidário ( Fair Trade ). Fonte: Os autores.

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